sábado, 10 de julho de 2010

[ < o > ]Brasileiros!

É até bacana ver todo o entusiasmo das pessoas com a Copa do Mundo. Bandeiras enfeitando ônibus, casas. Uma expectativa que acabou não dando em nada porque a Seleção não chegou lá.

Mas é pena que essa dedicação, esse envolvimento ocorra por causa do futebol. E a política? As eleições que estão chegando? Quando os brasileiros terão este entusiasmo, este empenho para a escolha dos próximos servidores que irão administrar nosso país, nosso estado, nossa cidade? A escolha dos servidores que irão elaborar leis, discutir passos importantes de nossa nação?

Outro dia estávamos terminando de arrumar um palco e comentando como ficou bom, quando um colega disse que ficou tão bom que poderia ser usado para comício. Que ele mesmo seria candidato a vereador para fazer discurso em cima do palco. A reação do outro foi de braveza: "Não faça isso! Não faça isso! Que se fizer não sou mais seu amigo!"

Esta a visão que temos dos políticos. E com razão. Temos visto casos que desestimulam, que enojam, que revoltam. Mas é preciso mudar. E por termos visto e SENTIDO tudo isso é que precisamos mudar.

Precisamos perceber o quanto tudo isso é importante. O quanto podemos melhorar. É preciso afastar os maus políticos. Os bons - sabemos que são muito poucos. A maioria entra com interesses que passam distante do bem estar das pessoas, da vontade real de querer resolver algo.

É preciso que as pessoas de bem, as pessoas que amam este país, que amam as pessoas,que querem ver os problemas resolvidos em definitivo, se dediquem a este tipo de serviço também.

O gentílico "Brasileiro" tem sua origem na profissão "brasileiro" que era aquele que - no início de nossa colonização - trabalhava no comércio do pau-brasil. também era um termo para o português que voltava rico do Brasil.

Precisamos resgatar e exercer o orgulho de sermos brasileiros. Um povo tão alegre, cordial, trabalhador, num país de um clima e uma natureza exuberantes.

Se somos brasileiros, que é mais que um adjetivo pátrio - é uma profissão - precisamos trabalhar. Fazermos nosso ofício.

Se brasileiro é gentílico e é profissão, também podemos colocar um verbo aí na história.

Vamos abrasileirar o nosso Brasil. Encher de brasileiros de verdade, de brasileiros de valor, os nossos parlamentos, nossas assembléias.

Escolha com muito cuidado seu candidato a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual nas próximas eleições. Dedique-se a escolher. Pense, converse, candidate-se ... trabalhe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário